Perguntas Frequentes

Poliamor é o mesmo que swing?

Não. Embora ambos estejam no mundo da não-monogamia, eles diferem na forma como as pessoas se relacionam. No mundo swinger ha troca de casaisou terceiros são incluídos para fins estritamente sexuais e recreativos, enquanto no poliamor as pessoas são relacionadas por sentimentos profundos de amor.

De fato, no mundo swinger é proibido formar relacionamentos afetivos entre os participantes, bem como tentar se encaixar em um casal estabelecido.

Se sou casado e tenho um relacionamento com outra pessoa, é poliamor?

Não em todos os casos. Se você está casado e se relaciona com outra pessoa sem que seu parceiro saiba, isso é chamado de traição. O poliamor baseia-se no respeito pelos acordos estabelecidos, de modo que a incorporação de uma terceira pessoa é considerada polimorosa apenas se todos os envolvidos tiverem conhecimento e aceitarem a situação.

Então, o que é considerado traição?

A traição é fazer o que é proibido nos acordos entre as partes envolvidas.

É possível amar mais de uma pessoa?

Sim. De fato, se abandonarmos a idéia do amor romântico, amar mais de uma pessoa é muito comum. A maioria das pessoas ama seus parentes, seus amigos, seus animais de estimação, etc. No caso dos casais, pela geral o ingrediente adicionado ao amor (e que faz a diferencia) é desejo sexual.

Na norma monogâmica, quando um dos cônjuges (ou ambos) sente amor e desejo por terceiros, ocorre o conflito associado a uma traição. Se o casal decide manter um relacionamento fechado, ele (s) deve (m) reprimir seus sentimentos em relação a esses terceiros, mas se o casal decidir abrir seu relacionamento, um modelo poliamoroso pode aparecer.

É saudável compartilhar amor entre duas ou mais pessoas?

O amor não é um bolo que é cortado em pedaços e dado apenas um pouco para cada pessoa. Amor, mesmo do que a amizade, é um sentimento que pode ser oferecido indefinidamente para quantas pessoas quiser. Você tem uma cota de amigos que não pode bater? Não. O mesmo acontece com o amor: pode ser sentido por mais de uma pessoa.
O tempo disponível para cada pessoa sim é dividido. Portanto, antes de tentar a vida poliamorosa, vale a pena revisar se você pode cumprir os acordos e compromissos que os novos relacionamentos representam.

Uma pessoa poliamorosa pode ficar com quem quiser quando quiser?

Não. Poliamor não é promiscuidade. Os poliamoristas podem viver em relacionamentos abertos ou fechados. Assim como o matrimonio tradicional é monogâmico e fechado, há também modelos de relacionamentos sexoafetivos que envolvem mais de duas pessoas (trisais, quadrisais, etc), e concordam um arranjo fechado.

Posso convidar aos poliamoristas para fazer sexo?

Não. Ser poliamoroso não implica estar disponível, como um objeto. Significa simplesmente que essa pessoa tem relacionamentos amorosos com mais de uma pessoa. Caso que seu interesse é focado em fazer sexo com terceiros, é muito mais fácil abordar os grupos de swingers.

Como são as relações sexuais entre os poliamorosos? Eles estão todos juntos ou separados?

Depende de cada relacionamento. Cada polécula alcança seus próprios acordos em cada um dos aspectos de sua vida em comum. No sexo, tudo depende das preferências sexuais de cada indivíduo. O fato de duas pessoas do mesmo sexo fazerem parte da mesma relação poliamorosa não significa que elas transam juntas. Às vezes eles são metamores de outra pessoa.

Eles têm que dormir todos juntos?

Não. Nem é necessário que morem na mesma casa ou na mesma cidade.

Poliamoristas não sentem ciúmes?

Poliamoristas têm toda a gama de sentimentos que qualquer outro. Portanto, eles podem sentir ciúmes. Em qualquer modelo de relacionamento, o ciúme é uma manifestação de desconfiança, então a solução é restaurar a confiança perdida e fortalecer os laços afetivos.

Como posso encontrar outras pessoas poliamorosas?

É uma questão muito pertinente, porque os polamoristas não têm sinais particulares que os distingam das outras pessoas. Uma boa maneira de conhecer outros poliamoristas e compartilhar experiências é procurá-los nas redes sociais. Este site nasceu de um grupo do Facebook chamado Poliamor e diversidade, que pode ser um bom lugar para começar. Além disso, em nossa seção Eventos são publicados alguns dos encontros polamoristas nas principais cidades brasileiras.

Se eu tenho um relacionamento poliamoroso, como devo agir para evitar danificá-lo?

O comportamento daqueles envolvidos em uma relação poliamorosa deve ser tão dedicado e respeitoso quanto na monogamia. Mesmo que no matrimonio tradicional, na polécula é fundamental não quebrar os acordos.
Se há coexistência sob o mesmo teto, devemos lembrar: muitas das discussões que em monogamia envolvem apenas dois (alguns tão simples como escolher o sabonete do banheiro) devem agora incorporar todos os membros da casa.